quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A que o machismo pode levar

Por machismo se faz chorar e sofrer: mulheres, filhos, mães, mas, sobretudo, o próprio machista. Quem mais sofre com ele é o próprio dono. E disso não tenham dúvidas.
Por machismo envaidece-se, angustia-se, adoece-se, enlouquece-se. Humilha-se, espanca-se, mata-se. Se faz murchar e secar, não importa quão bela seja a flor.
Por machismo não se ama outra pessoa, caso essa outra seja outro. Homem não tem amigo, tem companheiro, camarada, no máximo, um amigo de copo.
Por machismo se paga por sexo, se mente que transou, se esconde a virgindade, se mede o sexo, se tem vergonha ou orgulho dele.
Por machismo não se faz amor, se come.
Por machismo tudo se resume a sexo.
Por machismo muitas besteiras se faz, até mesmo deixar de viver o grande amor, para viver a vaidade do macho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Caio, o mais absurdo é quando a mulher é mais machista que o próprio homem. Complicado entender isso, mas é assim que muito acontece em nosso país e pelo mundo a fora. Sorte e quero ver mais textos publicados.

Ygor Brandão disse...

Caio, texto excelente.
Ainda mais o último trecho: a vaidade do macho se sobressaindo sobre a possibilidade de viver um grande amor, ou seja, a imagem do "bon vivant" ou raparigueiro supera-se nesse mito do homem macho e sem escrúpulos.

Bem falado também o que disse Benício . Faço minhas as palavras dele igualmente.

Anônimo disse...

Achei essa reflexão muito interessante!
Compreendo da mesma maneira que o machismo não é algo que se possa saudar. No entanto, compreendo-o como situado num contexto histórico-social-cultural, é na verdade algo ALÉM do que se possa só lamentar, desprezar(acho que tb deve), é algo que oferece elementos para PENSAR, COMPREENDER...uma série de coisas, inclusove a dinâmica social-cultural-histórica....e outras questões.

Fico por aqui...
Vou por aí..
An

Anônimo disse...

O que se faz,Caio, fala tão alto, que às vezes, não se consegue ouvir o que é dito ou compreender o que é escrito, por mais compreesivamente belas que sejam as palavras... talvez seja esta a lógica do machismo: confundir razão,alma,e, principalmente,o coração de quem é vítima de tal vaidade.

Lindo texto!!